Quinta-feira, 16 de junho de 2016 às 15:47 em Música
Sucessos do pop e rock surpreendentemente bons tocados na sanfona

No Brasil, a sanfona é um instrumento muito associado ao forró e sertanejo. Mas você já teve a chance de ver grandes sucessos do rock e do pop tocados no instrumento? O som do acordeão é naturalmente melancólico, o que permite dar uma roupagem diferenciada e original para uma canção que a maioria conhece apenas na maneira tradicional.

É possível encontrar no Youtube músicos profissionais e aprendizes que se arriscaram a criar versões de Pink FloydDavid BowieNirvanaAdele e muitos outros artistas, todas tocadas na sanfona.

Dê o play e confira algumas delas que separamos pra você:

A sanfona também aparece neste clássico. Já reparou?

Sobre o instrumento

A sanfona foi adaptada com sucesso à cultura brasileira, mas o instrumento tem origens mais remotas: Na China, mais precisamente em 2700 a.C. Nesta época foi criado a espécie do avô da sanfona, o cheng, um instrumento de sopro que é usado até hoje. O acordeão como conhecemos hoje é de origem alemã, e foi criado no século XVIII.

No Brasil, a popular “sanfona” foi trazida pelos imigrantes italianos e ganhou graças no Nordeste, mais precisamente nas músicas de forró. Quem não vê uma sanfona e logo não se lembra de Luiz Gonzaga? O músico ajudou a popularizar o instrumento ainda mais ao redor do país. Mas, apesar de charmosa e do som bastante original e potente, a sanfona é considerada um instrumento difícil de ser tocado, pois exige muito da concentração e da coordenação motora do músico.

Nada que muita dedicação e amor a música não façam. Se você sempre teve curiosidade sobre o instrumento, o que acha de se inspirar nos vídeos acima e também ser um adepto do acordeão?

COMENTÁRIOS